Lidando com cheques

Observações que devem ser feitas ao receber um cheque: 

O cheque não pode conter rasuras e deve ser personalizado, para ser conferido com os documentos do emitente. 

Exija o RG, de preferência original. Confira a fotografia e a assinatura e anote também o telefone e o endereço do emitente. Importante: Solicite ao cliente a apresentação do cartão do banco, raramente o cartão e o cheque são roubados juntos. 

Solicite a assinatura também no verso e no ato do recebimento. Compare as assinaturas. 

Confira o preenchimento do cheque. Observando o valor escrito por extenso e em cifras. 

Não aceite cheques previamente assinados ou preenchidos. 

Verifique se o código do Banco, o número da agência, do cheque e da conta corrente (na parte superior) conferem com os números impressos no campo CMC7 (na parte inferior). Os falsários alteram os dados do cheque.

Consulte sempre o SCPC|Cheque antes de liberar a mercadoria. Ao consultá-lo, não esqueça de que você deve informar o número de CPF/CNPJ, o código do banco, o número da agência, do cheque e da conta corrente com dígito. 

Desconfie de cheques amarelados. A conta pode estar inativa/encerrada. 

Redobre sua atenção às sextas-feiras (principalmente após o fechamento bancário) e durante o final de semana. 

Redobre os procedimentos para cheques pré-datados. 

Veja se o cliente anota o valor da compra no canhoto. Se não anotar, desconfie.

Não aceite cheques com valor maior que a compra, nem reembolse o cliente pela diferença. 

Coloque um cartaz em local visível, no estabelecimento, informando que só serão aceitos cheques mediante consulta e apresentação de documentos. 

Dependendo do risco da operação, considere o possibilidade de condicionar a entrega do mercadoria para após a compensação do cheque. 

Não troque cheques por dinheiro, nem aceite cheques de terceiros. 

Utilize sempre uma política única paro o recebimento de cheques, não deixando se levar pelas aparências. 

Oriente corretamente seus funcionários sobre a política da empresa a fim de evitar dificuldades para o consumidor e para o próprio estabelecimento.

Explique a seus clientes que tais procedimentos visam proteger pessoas honestas como ele, evitando a circulação de cheques roubados / falsificados. 



Motivos mais comuns para devolução de cheques:

Motivo 11 - sem fundos - 1º apresentação 
Motivo 12 - sem fundos - 2º apresentação 
Motivo 13 - conta encerrada 
Motivo 14 - prática espúria
Motivo 20 - sustado pelo próprio correntista
Motivo 21 - sustação do pagamento pelo emitente ou pelo portador do cheque (contra-ordem ou oposição ao pagamento). 
Motivo 22 - divergência de assinatura (só válida se houver saldo) 
Motivo 25 - cancelamento do talonário pelo banco sacado. 
Motivo 28 - sustação do pagamento ocasionada por furto ou roubo. 
Motivo 29 - bloqueado por não confirmação do recebimento do talonário pelo correntista
Motivo 31 - erro formal no preenchimento
Motivo 35 - cheque fraudado ou emitido sem aviso prévio controle ou responsabilidade do Banco (cheque universal), ou ainda com adulteração de praça sacada, ou com rasura no preenchimento.