Notícias

  • Mar

    30

    2020

Aicita discute ações com Executivo para manter a economia girando em Itatiba

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) foi recebida novamente na Prefeitura de Itatiba na manhã desta segunda (30/03/2020) para tratar de ações a fim de amenizar o impacto na economia local e manter a segurança diante da ameaça do coronavírus no município.

O presidente da Aicita, Juca Monte, levou ao prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, questões econômicas apresentadas via ofício na última semana e outras sobre funcionamento do comércio e segurança pública, que foram elencadas durante breve reunião realizada antes do encontro, no estacionamento da Prefeitura, com 15 empresários de diversos setores.

Presenças

Da Aicita, compareceram também os diretores Antônio Ferreira Dionísio Junior, Cristina Milanez Maeda, Liciana Simões, Nilton Sergio Bortolotto, Robson Ugliani e Vanderlei Miguel da Silva, além da executiva Sandra Bredariol Jericó e da consultora Debora Giani.

Ladearam o chefe do Executivo no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline os secretários Aloísio Carlos Polessi (Finanças) e Clovis Adriano Alves do Amaral (Segurança e Defesa do Cidadão), além de Hermínio Geromel Junior (Obras e Serviços Públicos) e Alcides Bedani Neto (Governo).

Entrega e retirada

Continuam valendo as decisões pulicadas em decreto sobre fechamento do comércio, salvas exceções de estabelecimentos que comercializem itensessenciais, tais como mercados, padarias, drogarias e venda de ração. Para a área da beleza, Rosangela Zabaleta, encarregada de Vigilâncias em Saúde de Itatiba, gravou um vídeo com todas as informações para o profissional atender uma pessoa por vez, em salão fechado e com horário agendado.

A sugestão da Prefeitura para os demais é funcionamento a portas fechadas, atendendo com balcão na porta da rua somente para retirada e entrega e delivery liberado. “O que não vamos permitir é aglomeração de pessoas dentro do estabelecimento”, enfatizou o prefeito. Fiscais estão circulando pela cidade a fim de averiguar que o decreto seja cumprido. Denúncias podem ser feitas pelo 153 da Guarda Municipal (GM).

A GM está trabalhando em esquema 12h/12h de trabalho – em tempos comuns, é 12h/36h –, sendo este regime atroz para ter mais efetivo nas ruas.  O secretário de Segurança indicou a prática do Comerciante Solidário, assim como a já existente Vizinhança Solidária, para que juntos vigiem e notifiquem a GM quando identificadas situações suspeitas. “Estamos juntos, em tudo”, garantiu o secretário Amaral.

“O prefeito esclareceu todas as perguntas. Tudo dentro do bom senso e da proteção do consumidor e do fornecedor. Os dois sempre com as precauções contra essa batalha”, observou Juca. O prefeito Douglas disse: “Não queremos que a cidade pare. A gente só quer que a roda gire devagar”, para evitar postergar ao máximo o contágio do Covid-19.

Taxas

Como as obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias prosseguem, a Aicita solicitou ao Executivo prorrogação de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e cota da municipalidade do Simples Nacional.

Tais pedidos estão em estudo, pois dependem de regulamentação, mas a Prefeitura anunciou a isenção da Taxa de Licença de Funcionamento (Alvarás) e avisou que já solicitou, também conforme pedido pela Associação, que as concessionárias de energia elétrica (CPFL) e de água e esgoto (Sabesp) cobrem tarifas mínimas de consumo de todas as empresas do município – a suspensão do corte de fornecimento durante este período de crise já está garantida.

Prazos

“O isolamento pode ser maior que a gente imagina”, avisou Douglas, acrescentando que deve ser mantido até, no mínimo, 15 de abril.

“A tendência é se prorrogar por um tempo maior, que a gente espera que seja o mais breve possível. O que o prefeito nos mostrou é combate total, de olho nas estatísticas, e vamos afrouxando e aumentando as medidas de acordo com as análises da área de Saúde. Temos um comitê instalado, estão todos falando a mesma língua e vamos ter mais força para combater todos os problemas que estão por vir”, declarou o presidente da Aicita.

Comércio é vetor

Juca agradeceu ao prefeito Douglas pela receptividade. “Foi muito serena a explanação e agradeço a atenção que tem dado ao nosso setor. Vamos precisar muito dessa interação, dessa sinergia de todos nós, para combater esta batalha que está só começando”, frisou.

Douglas lembrou que, atualmente, o comércio é o principal vetor de aglomeração – já que não tem mais funcionamento em escola, culto, missa, velório, lugares públicos, praças esportivas, casas noturnas, shows e casamentos.

“Se tiver aumento nos casos, tem que ser mais firme com o comércio e fechar até o balcão. Por isso, todo mundo tem que cuidar, para que não tenhamos esta crescente nos casos, justamente para que possamos continuar funcionando bem devagar. Se aumentar, a Vigilância Epidemiológica do Estado fecha tudo. Temos que conter para que continue funcionando minimamente. É um pacto que estou fazendo com vocês”, salientou o prefeito de Itatiba. Assim, a Aicita pede a compreensão e colaboração de todos os empresários locais.

Contatos

A Aicita mantém atendimento via telefone e internet: 99867-5975 e 98752-1661; nas redes sociais @aicitaitatiba, no Instagram e Facebook. Sobre o Cartão ACCredito pelo 98714-2448. O Certificado Digital está com plantão: atendimento individual, respeitando a higienização, entre 12h e 17h, e dúvidas pelo 4534-7887. No site www.aicita.com.br, os associados realizam consultas online. Consumidor pode consultar o nome no SCPC através do www.consumidorpositivo.com.br.

Cada Secretaria Municipal está atendendo via WhatsApp Business – todos os números em www.itatiba.sp.gov.br/prefeituraonline. Para dúvidas sobre o coronavírus, o número via WhatsApp da Prefeitura de Itatiba é o (11) 94716-1728. A todos que puderem, a recomendação essencial continua sendo para ficar em casa.

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita


Galeria de fotos