-
Mar
16
2020
Aicita suspende próximos eventos como prevenção ao coronavírus
A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) decidiu nesta segunda-feira (16 de março de 2020) pela suspensão dos próximos eventos. Estão suspensas, a priori, todas as ações coletivas que seriam realizadas em março e abril, entre elas palestras gratuitas, cursos e até o Café de Negócios. As atividades do parceiro Sebrae Aqui Itatiba também foram suspensas.
A medida foi adotada tendo em vista a orientação do Ministério da Saúde, do governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Itatiba por conta da epidemia do novo coronavírus (Covid-19), recomendando que suspensão de eventos por até 30 dias a partir desta terça, 17 de março. Por conta do cenário da doença no País, o momento que exige cuidados especialmente em situações que envolvem a presença de público.
Orientações aos comerciantes
Embora não haja confirmação de casos suspeitos em Itatiba, são válidas as orientações que visam a prevenção contra a proliferação da doença. Assim, pessoas envolvidas com o comércio que tenham chegado de viagem de áreas de risco devem comunicar seu retorno à Secretaria de Saúde e, no caso de assintomáticas, devem ficar em “quarentena” domiciliar por sete dias. Caso apresentem algum sintoma, esse período deve ser de 14 dias.
Caso tenha ocorrido contato com caso confirmado, mesmo sem sintomas, deve permanecer em casa por 14 dias. Viagens a países com pico de transmissão devem ser evitadas. Todos devem redobrar as medidas de proteção nos locais de circulação. Pessoas com sintomas de doenças respiratórias devem procurar diretamente as unidades básicas de saúde.
Higiene intensificada
Acima de tudo, recomenda-se que sejam intensificados os hábitos de higiene. Lavar e higienizar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar. Não tendo lenço descartável, deve-se cobrir nariz e boca com o braço, na altura do cotovelo, quando espirrar ou tossir.
Lavar as mãos a cada duas horas e, principalmente, após passar por locais públicos (meios de transporte, laboratórios, academias de ginástica, computadores e mouses, entre outros). Evitar tocar nas mucosas dos olhos, do nariz e da boca.
Manter os ambientes bem ventilados e, sempre que possível, usar álcool em gel a 70% para higienizar as mãos. O risco individual é baixo neste momento, mas as medidas de prevenção são fundamentais para retardar a velocidade do contágio e o controle da doença.
Texto: Tatiana Petti/Aicita
Imagem: Divulgação/Aicita