-
Abr
14
2020
Boa Vista estende para 45 dias prazo de negociação de débitos
A Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), estendeu o prazo de exibição de débitos de consumidores ao mercado. A medida começa a valer a partir de sexta-feira, dia 17 de abril de 2020.
Dos habituais 10 dias após o envio da comunicação, passará a exibir os registros de débito incluídos em seu banco de dados após 45 dias da data do envio da comunicação ao devedor.
Momento desafiador
A ação, divulgada pela Associação Nacional dos Bureaus Crédito (ANBC), foi tomada em conjunto pela indústria de Bureaus de Crédito e tem como objetivo proporcionar um prazo maior para que aconteça a negociação entre devedores e credores nesse momento desafiador pelo qual passa a economia brasileira. Esta medida se estenderá pelos próximos 90 dias; portanto, segue até julho deste ano.
Alternativas
Sabendo que em tempos de crise é mais difícil manter as contas em dia, a Boa Vista aconselha os consumidores a procurarem seus credores para avaliar as alternativas para o pagamento da dívida, mantendo seu nome limpo e pronto para ter crédito sempre que precisar.
Também é recomendado aos credores manterem seu fluxo de envio de registros de débito para reforçar aos seus clientes que haverá mais prazo para a sua regularização.
Projeto de Lei
Há um Projeto de Lei em tramitação no Senado Federal que poderá estender o prazo para a exibição do registro para 90 dias após a comunicação ao devedor. A Boa Vista esclareceu que está ciente e pronta para cumprir o que for determinado pela legislação.
A Boa Vista também é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Essa crise vai passar e é importante que todos trabalhem para manter o acesso ao crédito tão primordial para a alavancagem da economia.
Texto: Tatiana Petti/Aicita
Foto: Reprodução