-
Set
15
2020
Com apoio da Aicita, retomada de setor de eventos é debatida na Prefeitura
Na manhã desta terça-feira (15/09/2020), a Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) acompanhou 11 representantes do setor de eventos, especificamente de locação para casamentos e demais festas privadas, em uma reunião na Prefeitura de Itatiba para tratar da retomada das atividades paralisadas diante da pandemia do coronavírus. A Aicita, neste trabalho em prol da economia local, apresentou uma proposta de protocolo que será avaliado pelos setores responsáveis.
O encontro teve a presença do secretário Jorge Nicolau, de Desenvolvimento Econômico e Habitação; Rosângela Zabaleta, responsável pela Vigilância Sanitária (Visa) de Itatiba; Rafael Vinicius Braga, fiscal do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social; e Narjara Calheirani, fiscal de Saúde, além da consultora da Aicita, Débora Giani.
Próximas ações
A reunião rendeu bons esclarecimentos sobre as próximas ações. Estabelecimentos presentes já saíram com vistoria agendada para os próximos 15 dias, onde será verificado o layout da disposição de mesas e cadeiras, bem como quais áreas serão ocupadas para quais atividades – incluindo a possibilidade de chuva. Também ficou agendada para a próxima segunda, dia 21 de setembro, nova reunião no auditório da Prefeitura, para discussão do protocolo.
Com segurança
As conversas com o Poder Público são necessárias para que seja oferecido o serviço com segurança, assim como orienta a atual campanha da Aicita focando no novo normal: Itatiba Eu Compro Com Segurança Aqui. Narjara ressaltou que, nesta vistoria, deve-se focar o distanciamento mínimo entre cadeiras ocupadas, sendo distantes 1,5m.
Os representantes destes locais confirmaram que a maioria das reservas já foi reagendada para o próximo ano; mas há previsão de até três celebrações ainda em novembro e dezembro próximos, com até 40% da capacidade local, envolvendo cerca de 150 convidados.
Orientação constante
Itatiba, em comparação com demais cidades, apresenta bons números porque, segundo a responsável da Visa, há preocupação eficiente com orientação constante. “Vocês passam para nós a situação e com o olhar de Saúde e Fiscalização, vamos montar o protocolo, como fizemos com academia, restaurante, igreja e todos os segmentos”, comentou. As principais recomendações são para não aglomerar – tanto no momento da celebração quanto nos bastidores e montagem. “O contágio é muito rápido”, frisou Rosângela.
A maioria destes eventos envolve pessoas de fora da cidade, incluindo convidados e fornecedores, que também receberiam orientação da própria Vigilância Sanitária de Itatiba para atuarem seguindo as regras do município. O secretário reforçou a importância de a orientação chegar a todos os envolvidos. “Há uma parcela da população que nega que existe a doença; com esses que temos que tomar cuidado”, destacou Jorge.
Buffets
Como já ocorrido com o setor de buffets, esta iniciativa é uma antecipação das adequações para abertura posterior, quando Itatiba passar da fase amarela (de flexibilização) para a fase verde (abertura parcial) do Plano São Paulo de retomada econômica, para evitar mais prejuízo à classe que teve as atividades paralisadas há seis meses.
Os buffets aguardam liberação em breve. Se os casos da Covid-19 no município não tiverem aumento nesta semana, é possível que haja liberação para retomada dos trabalhos já a partir deste final de semana.
Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita