Notícias

  • Jun

    22

    2020

Esclarecimento da Aicita

Esclarecimento da Aicita

 

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) vem a público prestar esclarecimento aos empresários sobre a ação judicial ingressada em 4 de maio de 2020, em que solicitava a reabertura do comércio com venda de itens considerados não essenciais sem punição por parte da municipalidade.

O propósito do Departamento Jurídico da Associação foi emergencial, para isso foi impetrado um Mandado de Segurança – ferramenta que possui rapidez de tramitação, uma vez que o objetivo era proporcionar a abertura para o aproveitamento da segunda melhor data comercial do ano, o Dia das Mães, celebrado neste ano em 10 de maio.

Entretanto, em 8 de maio, foi indeferida a liminar no referido processo. E a municipalidade decidiu, em cumprimento ao que determinava o Ministério Publico, pelo fechamento do comércio em 11 de maio.

Diante da negativa e atenta aos transtornos causados pela referida ação, a Diretoria junto com o Departamento Jurídico decidiu pelo arquivamento da mesma, e optou por voltar a dialogar com o Executivo, como vinha fazendo desde o dia 19 de março, buscando sempre minimizar os prejuízos das empresas locais e a redução de empregos.

A Aicita é instituição apartidária, sem fins lucrativos, com 50 anos de história, que age de maneira contínua em prol do empresário, respeitando determinações legais e sanitárias. Conta com diretores e conselheiros voluntários, que vêm acompanhando todo o cenário. Lembrando que, tanto a Aicita como as empresas dos membros da Diretoria também estão sendo diretamente impactadas pela pandemia da Covid-19.

 Estamos juntos na luta contra o coronavírus, com comércio, serviço e indústria atuando de maneira responsável. Pedimos que o empresário, como formador de opinião, siga orientando seus consumidores que a flexibilização não significa relaxamento da quarentena, que mantenha todos os protocolos sanitários, que não permita a entrada de consumidor sem máscara e que reforce que a compra seja feita por apenas um membro da família devidamente protegido, para que a doença não se alastre e possamos sair o quanto antes desta quarentena.

Pedimos aos consumidores que continuem prestigiando as empresas locais, que não saiam de Itatiba sem necessidade, pois o vai e vem em cidades da região pode resultar no aumento de casos e, consequentemente, em medidas mais rigorosas de enfrentamento da pandemia.

  Somente juntos enfrentaremos este momento.

A Diretoria

 

*publicado na edição de 21 de junho de 2020 no Recebemos do Jornal de Itatiba-Diário