Notícias

  • Jun

    05

    2020

Índices do SCPC têm excelente resultado em maio

Ao contrário do esperado diante do cenário de estabelecimentos fechados devido ao coronavírus, o mês de maio apresentou excelente resultado no balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) divulgado hoje (05/06/2020) pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita).

As consultas, que vinham em quedas consecutivas, tiveram o melhor resultado: alta de 51,5% entre abril e maio, indo contra o encolhimento histórico estimado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Passaram das 2.722 consultas em abril para excelentes 4.125 em maio, mês em que foi celebrado, mesmo que de forma atípica, o Dia das Mães.

A Aicita comemora este resultado que reforça o apoio que o munícipe tem dado à campanha institucional permanente Itatiba Eu Compro Aqui, ainda mais neste momento tão delicado da pandemia. Para este mês de junho, espera-se que o Dia dos Namorados, celebrado no próximo dia 12, marque a retomada do comércio com excelentes vendas.

Cancelamentos

Também acima de 50% foi o aumento no número de cancelamentos. O índice passou de 98 em abril para 153 em maio, resultando no crescimento de 56% entre um mês e outro. Este é o terceiro maior resultado do ano, atrás de janeiro (233) e fevereiro (165).

O resultado é muito bom, ainda mais levando em consideração a pesquisa realizada nível nacional, pela Boa Vista, administradora do SCPC, mostrando que 43% dos entrevistados priorizam o pagamento de contas básicas da casa durante a pandemia, como água, luz, gás, telefone e internet. Em um eventual cenário de queda na renda familiar em decorrência da pandemia: 45% vão priorizar as contas de concessionárias, 30% os boletos, 11% o cartão de crédito, 8% os financiamentos, 5% os empréstimos e 1% os crediários.

Registros

A queda comemorada é quanto aos registros, cujo índice obteve o menor resultado do ano: 122 nomes incluídos na lista de devedores do SCPC. Atrás de maio, vem março, com 149 inclusões. Abril tinha feito 178 novos registros, o que resultado agora em uma queda de 31,4%.

No entanto, mesmo com um cenário econômico repleto de incertezas, o processo de cobrança é algo necessário para a manutenção da receita da empresa. “Quem se antecipa e tem uma política de recuperação planejada, tem vantagens em relação a outros credores, recebe primeiro”, comentou Alexandre Xavier, diretor de Produtos Clássicos da Boa Vista.

Com os pagamentos acontecendo, a empresa mantém o fluxo de caixa e evita ter de recorrer a bancos para obter capital de giro. Ter um processo de cobrança estruturado e eficiente é fundamental.

Flexibilização

Atualmente, o comércio de Itatiba funciona seguindo as regras do Plano de Flexibilização Responsável (PFR) da Prefeitura de Itatiba. A Aicita ressalta a importância de todos continuarem seguindo as medidas sanitárias, o distanciamento físico, o controle de acesso, o uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool em gel.

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

MARÇO

ABRIL

MAIO

Consultas

3.393

2.722

4.125

Registros

149

178

122

Cancelamentos

144

 98

153

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita